Pagseguro + Ebook em Epub + Processo de criação + pág. do extra! (ufa!)

27/08/2011 14:58

Oi para todos, como podem ver, tenho muita coisa pra falar no post de hoje!

Bem, pra começar, o:

Pagseguro + Ebook em Epub

acabei de colocar o botão de pagamento do pagseguro na parte "Edições" daqui do site! Agora, vocês podem comprar dele, o que é mais seguro tanto para mim quanto para vocês! Outra coisa é o novo formato no qual Krauz 1 está disponível: Epub. Esse formato é disponível com a maioria dos leitores de ebook. Caso você não tenha um, o Baixaki oferece download de vários programas bem rápidos de baixar e simples de usar, a maioria deles, óbvio, é compatível com o formato Epub (bem diferente do PRC, que até hoje eu só achei o Mobipocket ompatível com ele...).

Agora, vamos à 2ª parte do post:

Processo de criação de Krauz

Pois é, como disse anteriormente, vou colocr aqui como eu faço Krauz. Bom, a 1ª etapa é o roteiro. Existem várias maneiras de se fazer um roteiro de HQs, alguns autores preferem primeiro escrever o que vai acontecer em cada página e depois desenhar. A forma mais usada pelos profissionais para se escrever um roteiro é a seguinte:

Página 1                                                      Descrição
Quadro 1                                                    

Panorâmica (Plano que mostra o cenário)          Visão de uma cidade, à noite.

Quadro 2 

Plano geral(plano que mostra os                       O protagonista entra num bar, lotado.

personagens e o local onde

estão.)

.........................................................................................................................................................................................................................

E por aí vai. Você vai colocando os planos dos quadros e descrevendo o que acontece. Eu, sinceramente, não consigo fazer isso, daí eu faço o rafe.

O rafe é um rascunho das páginas da história, que apresenta os desenhos, a diagramação e o texto. O traço pode ser bem tosco e simples, mesmo. Aqui, o rafe da 1ª página da história extra:

Meu traço é MUITO tosco no rafe. Às vezes eu nem faço as mãos deles, às vezes eu só faço homens palitinhos... Cenário então, nem se fala!

Bom, depois de rafear uma história completa, eu vou para a etapa de desenho. Só que eu não desenho com lápis comu, e sim com LÁPIS AZUL! Isso porque o azul não aparece no scanner, quando se coloca pra escanear em preto e branco. Vou mostrar:

Pag. azul

Pág. finalizada (escaneada colorida)

 Pág. finalizada (em preto e branco)

Viram? Nem gasto borracha! Mas é importante fazer um traço bem claro, pois se for muito escuro o azul, pode acabar aparecendo no escaner.

Depois disso, eu limpo a página no Photoshop e uso o Manga Studio para fazer as finalizações:

 

 E esta é a 1ª página do Extra de Krauz! Semana que vem, eu coloco aqui pra vocês! Só tem 12 páginas, eu vou termina rapidinho! Até sábado!